publicidade

Pesquisa - Página inicial - Fale conosco - Anuncie

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Tipos de cidades ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Cidades Históricas - Ecoturismo - Estâncias Climáticas - Estâncias Hidrominerais - Ilhas - Praias - Regiões Serranas - Religiões e Crenças - Represas - Turismo Rural

                

Coluna semanal

(09 de outubro de 2006) 

ÁGUAS E NASCENTES

Um consórcio de onze cidades foi criado para fomentar o que chamam de “Circuito Turístico Caminho das Águas Nascentes” . Esse roteiro turístico engloba uma importante área de proteção ambiental e de ricos mananciais, recursos naturais e histórico-culturais. Fica na região metropolitana da capital e seu principal tributo é a nascente do Rio Tietê.

É uma ótima opção de turismo e lazer. Inúmeros hotéis-fazenda, pousadas, parques, haras, pesqueiros, restaurantes, etc. As cidades são: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel, Suzano e a destacada Salesópolis.

ALGUNS DOS ATRATIVOS

No roteiro acima temos o complexo de lazer “Magic City” em Suzano, onde também está o Templo Budista “Daigtozan Jomyoji” . Na cidade de Poá está o Balneário “Vicente Leporace” e uma praça de eventos de 30 mil m2. Por sua vez, Ferraz de Vasconcelos está a maior videira do Brasil, berço da uva Itália entre nós, o “Castelinho” e o “Turcão” um local para eventos com complexo poli esportivo.

Um parque ecológico é um dos atrativos de Itaquaquecetuba. Esportes de Aventura você encontra em Santa Isabel, onde tem o Sítio Embaúba e a Igreja NS do Rosário, de 1723. Em Guararema você pode curtir o “Recanto do Américo”, o “Parque da Pedra Montada” e o “Parque da Ilha Grande” .

Em Mogi das Cruzes o visitante vai preferir o “Parque das Neblinas” , a “Colônia Itapeti” e o já tombado “Museu do Carmo” . Em Biritiba Mirim: o “Aeroclube”, o “Vale Encantado” e o “Haras Marcon”. Salesópolis mostra a nascente já citada, a Usina Parque e a Barragem da Ponte Nova. Sem falarmos no Aeroporto Internacional de Guarulhos, a cidade apresenta o “Bosque Maia” e o Zoológico Municipal. Arujá completa o circuito com a Igreja Penhinha, seu coreto e o Lago São Domingos.

CAPÃO BONITO

Quando se fala na cidade de Capão Bonito, lembramos de uma natureza exuberante aliada à hospitalidade de seu povo e às grandes possibilidades para o lazer, a cultura e o esporte de aventura.

Rapel, Canoagem, trekking, cavalgada, trilhas, bóia-cross, atividades que podem ser praticados ao mesmo tempo em que você curte suas cachoeiras, sua fauna e sua flora. Esse trecho da Mata Atlântica é onde se concentra uma das maiores biodiversidades do mundo. E ali nasce do rio Paranapanema, o maior rio não poluído do Estado.

A apenas 222km da capital paulista, a cidade teve origem na abundância de ouro nos rio conchas, Rio das Almas e do próprio Paranapanema. Quem sabe, ainda, você não encontra algum ? Outras informações turísticas: 0800-774-3104.

SÃO TOMÉ, OUTRA VEZ

Nós recebemos muitos pedidos de leitores para nos estendermos um pouco mais a respeito do “Caminho de São Tomé”. Todos os dados que temos ocuparia muito espaço, razão pela qual apenas registramos alguns tópicos para deixar espaço para outros assuntos. Isso é o resultado de nós termos um Estado que é um verdadeiro país e que, ainda mais, prova que em Turismo nós temos de tudo !

Mas, o nosso “Caminho de São Tomé” é uma versão do célebre Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Um roteiro de peregrinação, envolto por lendas religiosas e de aventuras em meio às trilhas na Mata Atlântica. São 200km dentro do Estado de São Paulo, no trecho de Capão Bonito a Iguape.

Segundo o escritor Carlos Pimentel Mendes, o São Tomé do “ver para crer", protagonizou um dos raros mitos luso-brasileiros: O de sua própria estada na América do Sul. A presença de São Tomé no Brasil foi registrada em 1507 no Mapa Mundi de Waldseemüler , o mesmo que pela primeira vez citou como América a parte austral do continente. Se quiser mais informações a respeito do assunto, escreva para amitur.sp@uol.com.br

LEMBRETUR (13)

Em algumas cidades pequenas encontramos mais facilmente pessoas com mentes retrógradas. Não que as cidades grandes não os tenham. Nelas, tais pessoas até poluem em maior número. É que nas grandes cidades elas ficam mais diluídas, disfarçando-se mais facilmente no meio da multidão.

Lá e cá, no entanto, podem existir pessoas que criticam ou comentam sobre o que não entendem. A maioria não o faz por maldade, mas sim por pura ignorância. Desta forma, atrapalham um “bocado” os interesses da cidade em seus vários setores de atividades.

No Turismo não é diferente. Apenas que, em se tratando de um setor econômico mais novo, temos tido um trabalho maior. Estamos naquela famosa fase inicial de esclarecer às autoridades e à sociedade o que é e como é a cidade ganhar dinheiro com o Turismo.

Em todo o mundo, as cidades que mais cresceram tiveram a conscientização e a colaboração de todos os seus munícipes, principalmente das autoridades eleitas e constituídas, a quem cabe as Leis que facilitem a vida do setor, passando “por cima” das mentes retrógradas e daqueles “chefetes” que estão em cargos apenas de passagem, ditando ordens estapafúrdias que, mais cedo ou mais tarde, terão de ser corrigidas. Foi só um lembrete... Aliás, um Lembretur !

(Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –02-10-2006)

Ver mais sobre Santa Isabel - SP

Voltar

Próxima dica

 

Outras seções do Feriadão.com

Hospedagem:

Especiais: veja as últimas notícias e dicas do Feriadão.com!

 (13/08/2012)  Workshop dá continuidade a fomento do turismo.

 (13/08/2012)  Torrinha atrai aventureiros.

 (13/08/2012)  Empresas do Piauí recebem selo de qualidade.

 (13/08/2012)  Empresários criam rede para promover destino.

 (13/08/2012)  Porto Feliz.

(clique aqui para ver + dicas!) 

Pesquisar destino: encontre a cidade ideal para sua próxima viagem!

 

Pesquisa - Página inicial - Fale conosco - Anuncie

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Atalhos :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Feriadão.com (c) 2014 - todos os direitos reservados :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Nome da cidade

pesquisa completa!

Desenvolvimento: